A palavra depressão é muitas vezes usada como sinônimo de tristeza, mas quando falamos sobre esta doença estamos em frente a um quadro muito maior – onde este sentimento pode ou não estar incluído.
A tristeza depressiva ocorre sem que haja uma causa clara, de forma desproporcional ou além do tempo esperado em relação aos eventos difíceis vividos. Além disso, é acompanhada por diminuição do prazer em realizar as atividades que antes davam contentamento, diminuição da energia e cansaço fácil, irritabilidade, alteração do sono e do apetite (para mais ou para menos), dores inespecíficas pelo corpo ou de cabeça e diminuição do desejo sexual.
Em casos mais graves, há pensamentos e sentimentos negativos – tudo parece ser visto por “lentes depressivas”, sendo comum a presença de culpa, de falta de perspectiva e mesmo de ideias ligadas à morte e a não à esperança.
É importante também ressaltar que a depressão pode acontecer em qualquer fase de vida, mesmo nas potencialmente felizes, como no pós-parto – e que sempre é possível o tratamento.

Pré Agendamento Ou agende por
telefone ou whatsapp:
(11) 4564-3880
(11) 98327-3738